Viajar para mim não é lazer, nem apenas diversão ou passatempo. Viajar para mim é uma necessidade. Eu “preciso”, de tempos em tempos, ir para um lugar novo, diferente, onde nunca tenha estado antes.
Acho que esse vício foi culpa dos meus pais. Não que eles sejam viajantes, mas tiveram a coragem de me colocar, juntamente com toda a família, num ônibus de São Paulo ao sertão nordestino, quando eu acabava de completar um mês de vida. Foi minha primeira grande aventura. Uma longa viagem de três dias pelas estradas brasileiras que, se hoje ainda são bem capengas, imagine em meados da década de 70. Resultado: peguei gosto e nunca mais larguei!
Tanto que meu objetivo de vida não é fazer fortuna, acumular bens, comprar carrões, casas de praia, nada disso... Meu objetivo de vida é percorrer todos os continentes... Sei que preciso viver muito (e trabalhar mais ainda!) para realizar esse sonho... Mas, vou driblando a dureza otimizando ao máximo as viagens. Vão aí alguns dos meus truques para viajar bem e barato!
O maravilhoso mundo das milhas. Cartão de crédito que acumula milhas prá mim é ouro. Isso mesmo, concentro todas as minhas despesas num único cartão que oferece milhas. Claro que é preciso muita cautela para não passar o limite e acabar acumulando... dívidas.
Hospedagens alternativas. Albergues da Juventude no Brasil e no mundo são uma ótima pedida para quem não faz questão de luxo e quer conhecer gente de todas as partes do planeta. No Brasil, os albergues estão cada vez melhores, bonitos e com boa infra-estrutura. Tive a oportunidade de conhecer vários e saí bem satisfeita da maioria. Recomendo vivamente: Lua Cheia Hostel, em Natal/RN; Hotel Albergue de Olinda /PE, Zorro Hostel, na Ilha do Mel/PR; Marina dos Anjos Hostel, em Arraial do Cabo/RJ. Todos lindos, acolhedores, bem localizados, maravilhosos. No site http://www.albergues.com.br/, você encontra todos esses e muito mais. É só fazer sua carteirinha e reservar sua vaga.
Outra boa opção no Brasil é a rede hoteleira do Sesc. Para quem tem carteirinha de comerciário (trabalhadores do comércio e serviços), os preços são muito em conta. Recomendo, principalmente, o Sesc de Salvador/BA e o de Guarapari/ES. Verdadeiros complexos hoteleiros, com pensão completa, a preço de pousadinha de beira de estrada. (Vou postar algumas fotos desses lugares, prometo!)
Para os mais aventureiros, acampar pode ser uma maravilha. Os campings também estão cada vez mais equipados, com banheiros limpos, chuveiros quentes, segurança e grandes possibilidades de novos amigos. Ah, e o conforto fica por conta de um bom colchão inflável, não tem coisa melhor, é leve para transportar e transforma qualquer barraca numa suíte presidencial. Juro!
Planejamento antecipado. Isso é fundamental para quem deseja fazer viagens econômicas. Os lugares mais baratos sempre esgotam suas vagas muito rapidamente. Se você pretende viajar em feriados prolongados ou férias, reserve tudo com, pelo menos, dois meses de antecedência. É sério!
Transporte e alimentação. Carro cheio é melhor, a galera divide combustível e pedágios e se reveza no volante. Ônibus para pequenas e médias distâncias também é uma boa, e você ainda pode admirar a paisagem. E, fique de olho nas promoções, cada vez mais frequentes, das companhias aéreas.
A comida também é um fator importante. Não deixe de experimentar a culinária local, afinal faz parte da graça da viagem. Mas, fuja dos restaurantes badalados voltados para turistas. Procurando bem, você pode encontrar lugares bem típicos, frequentados pelos moradores, e com preços bastante razoáveis. Vale a pena se aventurar fora do circuito “onde todo mundo vai”.
Só de falar, já sinto o cheiro de aeroporto, rodoviária, porto... já sinto o vento da estrada a me bagunçar os cabelos...
Viajar é renovar a vida! Então, vamos renovar sempre porque, o cheirinho de vida nova é muito bom!!!! rs
ResponderExcluirAi, que delícia! Viajar é tudo pra mim. Troco qualquer coisa nessa vida por uma viagem!
ResponderExcluiroi Adri, sou o Luciano do Balada da Hora, gostei muito de seu blog.
ResponderExcluirFui te add no facebook, e na hora de aceitar seu perfil sumiu.
bjusssssss